Procon articula melhorias no atendimento das telefonias e reclamações caem
O Procon de Maringá estreitou os contatos com as companhias telefônicas em 2023, fazendo com que as reclamações de usuários caíssem mais da metade desde o começo do ano. Desde quando assumiu a coordenação do órgão de defesa do consumidor no final do ano passado, Flávio Mantovani convidou as empresas de telefonia para reuniões e abriu o espaço na sede para que as pendências com os clientes fossem resolvidas mais rapidamente.
Com isso dirigentes nacionais da Tim, Vivo e Claro participaram de reuniões em Maringá e assumiram compromisso de melhorar o relacionamento com seus usuários locais.
As telefônicas alternam com os bancos entre os segmentos que mais geram reclamações no Procon maringaense. Somente no setor de atendimentos, foram registrados em junho desse ano 4.373 procedimentos. Sendo 239 sobre telefonia. Setor que já acumula 1.215 registros em 2023 no Procon. O que já deixa uma queda, na média, de 59%. Somente no primeiro bimestre do ano foram registrados 760 atendimentos sobre telefonia no Procon. “Esses números eram maiores até o ano passado e caíram no decorrer desse ano justamente pelas intermediações do Procon”, explica Mantovani.
A iniciativa do órgão de defesa do consumidor é porque são comuns os problemas não serem resolvidos pelo atendimento online ou telefone das companhias. A situação se arrasta por semanas e até meses, com os clientes sendo cobrados por serviços que não receberam e acabam pagando para não terem a conta cortada. Com os novos projetos e iniciativas, o Procon maringaense evita que os clientes tenham prejuízo ou passem por situações injustas.
MÓVEL - Outro fator que colaborou para a queda de registros foram os novos projetos. Como o Procon na Feira, o Procon em Domicílio e o Procon do Povo. Esse último acontece toda quarta-feira no Terminal Urbano. Uma simples orientação do atendente na unidade móvel já colabora para resolver alguns dos casos mais simples. Por exemplo, no Procon do Povo do dia 7 de junho de 2023, foram registrados 39 atendimentos, dos quais dez foram sobre telefonia.
Outra ação positiva foi a criação do Espaço Empresa em abril desse ano. O Procon fornece uma sala para as empresas resolverem pendências diretamente com seus clientes. Em apenas dois meses, a Tim registrou 167 atendimentos. Em breve outras empresas utilizarão o espaço.
MOTIVOS - Entre os problemas e reclamações mais comuns dos clientes estão cobrança indevida, cancelamento de linha telefônica, portabilidade, plano de fidelidade, reajuste de plano, reativar linha, troca de plano, venda de linha, suspensão dos dados, telemarketing, troca de plano, entre outros.
MULTA - Entre as grandes companhias contatadas, somente a Oi não respondeu ao Procon. A empresa ainda foi multada em fevereiro desse ano em R$ 3,3 milhões por não responder notificação do Procon sobre armários de distribuição de linhas telefônicas desativados e que ficam instalados nas calçadas da cidade.
CANAIS DO PROCON:
• Whats app: (44) 98402-0433 ou 98402-0278
• Atendimento: 151
• E-mail: procon@maringa.pr.gov.br
Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp, fique muito bem informado!
Mais Lidas