Ouro Cred

Banner Prefeitura

Obras do Eixo Monumental seguem em outras áreas da Praça da Catedral

foto de Obras do Eixo Monumental seguem em outras áreas da Praça da Catedral

As obras do Eixo Monumental na Praça da Catedral seguem em andamento e não foram concluídas totalmente. Na sexta-feira, 28, a pedido da Prefeitura de Maringá, a empresa responsável finalizou a retirada dos tapumes para garantir o acesso das pessoas à praça e à Catedral, considerando que o acesso do estacionamento dos fundos está fechado e com obras em andamento. No entanto, outras áreas da Praça ainda passarão por intervenções, como é o caso da frente da Catedral e da Avenida Tiradentes, que serão unificadas por meio de uma faixa elevada (confira abaixo todas as etapas das obras).   


O secretário de Obras Públicas, Artur Tunes, explica que o projeto do Eixo Monumental é voltado para privilegiar a convivência entre as pessoas e o fluxo de pedestres. Para isso, a Praça da Catedral, a Avenida Tiradentes e a Praça Renato Celidônio serão unificadas e ficarão no mesmo nível, o que garantirá o fácil deslocamento de pedestres, incluindo pessoas com dificuldades de locomoção. Dessa forma, algumas etapas não estão finalizadas, como é o caso da sinalização no piso para deficientes visuais. A sinalização ligará a Praça da Catedral à Praça Renato Celidônio e estará totalmente concluída após a finalização de todas as fases da obra. 


“Essas são etapas que ainda serão executadas e o prazo final para conclusão de toda a praça é 30 de outubro. O piso tátil, por exemplo, não acaba no meio fio. Esse meio fio será retirado e tudo ficará no mesmo nível da praça, com a sinalização tátil seguindo o projeto e também conduzindo para a Praça Renato Celidônio. Até que a obra seja finalizada, a empresa colocará uma sinalização tátil de alerta para que a pessoa com deficiência visual identifique que há um obstáculo devido à obra”, afirma o secretário de Obras. 


Ele lembra que, como a obra não foi totalmente concluída, a empresa também deve realizar o nivelamento do calçamento da praça. “Organizamos a execução da obra em etapas para otimizar a evolução dos serviços e minimizar os impactos na rotina dos maringaenses. Para iniciar uma nova frente de trabalho, a empresa contratada deve finalizar o que está em andamento”, destaca o secretário de Obras, Artur Tunes.   


Confira as etapas das obras na Praça da Catedral:


  • O estacionamento aos fundos da Catedral está em obras e a previsão de término desta etapa é 30 de maio;
  • Na sequência, em 1º de junho, conforme prevê o projeto do Eixo, as obras serão realizadas na frente da Catedral, o que inclui a escadaria e a área em que atualmente é estacionamento. As intervenções neste local tem previsão de término em 30 de julho;
  • Na Avenida Tiradentes, onde será criada uma faixa elevada unindo as duas praças, as intervenções na pista próxima a Catedral serão iniciadas em 15 de julho e tem previsão de término em 30 de agosto. Na sequência, em 1º de setembro, as equipes iniciam o serviço na outra pista, com prazo de término em 30 de setembro. Durante a execução das obras na Avenida, o fluxo de trânsito estará liberado em contrafluxo.
  • As intervenções no canteiro central da Avenida Tiradentes, que ganhará novo paisagismo, começarão em 1º de outubro, após a finalização do serviço na via, e tem previsão de término em 30 de outubro.



 Centro de Convivência Renato Celidônio (Praça da Prefeitura):

  • Na área com tapume e obras em andamento, a previsão é de término em 30 de agosto;
  • O estacionamento no entorno do Hotel Bandeirantes será realizado em duas etapas: Em 17 de fevereiro, a empresa inicia o trecho na lateral do Paço Municipal, com previsão de término em 30 de maio. O trecho na lateral da Praça da Prefeitura iniciará apenas em 1º de junho, com previsão de finalização em 30 de junho;
  • O calçamento na área externa do Hotel Bandeirantes tem prazo de início previsto para 1º de julho e término para 30 de setembro. Na sequência, a empresa iniciará, em 1º de outubro, a calçada externa do Paço Municipal. A previsão de término do calçamento do Paço é 30 de outubro. 


Vila Olímpica:

  • O calçamento na região da Vila Olímpica segue em andamento no trecho da Avenida Herval, com previsão para término em 30 de abril; e na Avenida Colombo, com término em 30 de maio; 
  • Após a finalização do calçamento de todas as avenidas com acesso ao estádio, será iniciado o trecho da Avenida Prudente de Moraes em 1º de maio. A previsão de término deste local é em 30 de agosto, com execução escalonada.

As informações são PMM

 

 

 

 

 

Mais Lidas