Maringá foi atingida duas vezes por fortes temporais em 24h
Em cerca de 24h, Maringá e região, foram atingidas duas vezes por fortes chuvas com rajadas de vento e granizo.
Conforme a Defesa Civil, com o temporal deste domingo, (17), foram registradas 25 ocorrências de queda de galhos e árvores. Veículos e casas acabaram sendo atingidos. Pelo menos seis residências tiveram que receber lonas, pois ficaram destelhadas. A região sul da cidade foi a mais prejudicada.
As rajadas de vento chegaram a 55 km/h. A precipitação acumulada pela chuva foi de 12,2 mm. Pelo menos 19 mil imóveis ficaram sem energia elétrica.
Já na tarde desta segunda-feira, (18), novamente Maringá foi atingida com um temporal. Na região central, foram registrados vários estragos. Uma árvore de grande porte caiu na Avenida Brasil e ainda atingiu um carro. Comércios ficaram sem energia elétrica.
O Corpo de Bombeiros trabalha no atendimento das ocorrências. "Durante o período de chuva e vento, nós atendemos um total de 8 ocorrências de cortes de árvores. Houve alagamento na PR-317, na transição com a Av. Morangueira, uma criança, de 5 anos, com um adulto, ficaram presos dentro de um carro, foi solicitado apoio dos bombeiros" disse o Tenente Alex Boni.
Em várias regiões da cidade foram registrados alagamentos. Uma unidade básica de saúde chegou a ser tomada pela água, em Maringá; "Em virtude da enxurrada que adentrou a UBS Morangueira. Nesta terça-feira, (19), ela estará fechada para atendimento ao público, para que seja feito a limpeza" disse a Defesa Civil.
Ao redor do Parque do Ingá, também houve alagamento.
Segundo a Copel, atualmente mais de 10 mil imóveis permanecem sem energia elétrica.
A Prefeitura de Maringá divulgou uma nota e disse que várias equipes estão trabalhando nas ruas para solucionar os problemas causados pelos temporais:
"A Prefeitura de Maringá informa que o forte temporal registrado na tarde desta segunda-feira, (18), provocou novos estragos. Além dos ventos fortes e grande volume de chuva concentrado em curto espaço de tempo, houve queda de granizo em algumas regiões. As equipes do município seguem nas ruas desde a tarde de ontem, domingo (17), quando uma forte chuva também atingiu a cidade, e os trabalhos foram intensificados para retirada de árvores, limpeza e desobstrução das vias. Equipes das secretarias de Limpeza Urbana (Selurb), Infraestrutura (Seinfra), Mobilidade Urbana (Semob), Segurança e Defesa Civil, além do Corpo de Bombeiros e Copel, estão mobilizadas para atender a comunidade.
O Instituto Ambiental de Maringá (IAM) informa que o Parque do Ingá estará fechado nesta terça-feira, 19, devido ao forte temporal e que causou queda de árvores no local. O parque já é fechado nas segundas para manutenção"
A prefeitura ainda passa algumas orientações:
- Em caso de emergências com risco de vida, a orientação é ligar no 193, do Corpo de Bombeiros.
- O município orienta que a população não realize a remoção de galhos de árvores pois há risco de eletrificação. Para retirada de árvores e galhos, os moradores devem registrar a solicitação pelo aplicativo 156 ou pelo site da Prefeitura .
- Pessoas que precisarem podem obter lonas na sede da Defesa Civil, localizada na Avenida Cerro Azul, nº 2990, Jardim Universo. O telefone para contato é (44) 99103-8319.
- Ao encontrar pessoas em situação de rua, a população pode acionar o serviço de abordagem social, que funciona 24h. O telefone é: (44) 99103-5661.
Veja os vídeos abaixo:
Mais Lidas