Gavião Carcará ferido é solto pelo IAP de Maringá
Foi solto na manhã desta quarta-feira (24), na zona rural de Maringá [próximo ao jardim industrial], um gavião caracará (Caracara plancus), também conhecido como carcará ou carancho (vídeo em anexo). Ele foi encontrado ferido dentro do pátio da concessionária de rodovias Viapar, em Maringá, na última semana.
Depois de capturado, o animal foi levado imediatamente para o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que o encaminhou para o hospital veterinário da Unicesumar. Lá foi constatado que a ave estava com traumatismo na asa direita. O animal recebeu tratamento médico com remédios e refeição especial (camundongos) e, depois de se recuperar, foi liberado para voltar à natureza.
O gavião carcará é um parente próximo dos falcões. Trata-se de uma ave oportunista que se alimenta de insetos, anfíbios, roedores e quaisquer outras presas fáceis – ataca inclusive crias de mamíferos como filhotes recém-nascidos de ovelhas. Um adulto pode medir 97 centímetros (cabeça a cauda) e 124 centímetros de envergadura (de uma asa a outra).
Veja o vídeo:
Mais Lidas