Ouro Cred

Gaeco e Promotoria da Saúde no Hospital Municipal de Maringá

foto de Gaeco e Promotoria da Saúde no Hospital Municipal de Maringá

Agentes da Vigilância Sanitária do município de Maringá e da Secretaria Estadual, realizaram na manhã de hoje uma inspeção no Hospital Municipal. Já no período da tarde uma representante do Ministério Público, em especial da promotoria da saúde, compareceu na unidade hospitalar. A promotora estava acompanhada de agentes da vigilância sanitária do estado, além de um delegado e investigadores do GAECO.

Após alguns minutos, o secretário de saúde de Maringá, Dr. Jair Piato chegou no Hospital. Na saída o delegado do Gaeco não se pronunciou a respeito da presença dele e dos investigadores no Hospital.


Nós tentamos via telefone um contato com o secretário de saúde do munícipio, porém até as 18:00 horas, ele não atendeu as ligações. A promotoria da saúde também não se pronunciou. A princípio alguns equipamentos foram apreendidos para averiguação e funcionários conduzidos para prestarem depoimento. Assim que possível mais detalhes.

NOTA

Prefeitura condena reutilização de materiais cirúrgicos

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, condena a reutilização de materiais cirúrgicos, entendendo que esse procedimento é um crime contra a saúde pública. Portanto, vai apurar as circunstâncias da reutilização de instrumento cirúrgico em cirurgia no Hospital Municipal, conforme constatado pela Vigilância Sanitária estadual em fiscalização de rotina. O caso envolve um prestador de serviço, portanto, um médico terceirizado e sua instrumentadora cirúrgica. O contrato de prestação de serviço será rescindido. Esclarece ainda que é rotina o médico utilizar-se de instrumentais próprios em cirurgias, sendo que determinados materiais são de uso único, o que significa que devem ser descartados após o procedimento, não sendo permitida a reutilização em nenhuma circunstância. Esses materiais variam de acordo com a cirurgia. O Hospital Municipal exercita rígidos controles de todos os protocolos de atendimento médico, mas reconhece que é necessário refiná-los ainda mais para evitar condutas inaceitáveis como essa. Os procedimentos de apuração internos, já foram instaurados, para apontar todos os responsáveis. A Secretaria de Saúde já disponibilizou todas as informações solicitadas pelos órgãos investigatórios e reitera que igualmente tem absoluto interesse em esclarecer todos os fatos.
Prefeitura de Maringá

 

 

foto de Gaeco e Promotoria da Saúde no Hospital Municipal de Maringá

 

 

 

 

Mais Lidas