Ouro Cred

Banner Prefeitura

Fumaça de queimadas pode provocar chuva preta no Paraná

foto de Fumaça de queimadas pode provocar chuva preta no Paraná

Regiões Oeste e Noroeste do estado devem ser afetadas com o fenômeno.

O fenômeno ‘chuva preta’ pode ocorrer em algumas regiões do Paraná nos próximos dias. A fumaça das queimadas que cobre o céu do estado gera um alerta para a possibilidade do evento nos próximos dias.

O fenômeno ocorre quando partículas de poluição, como fuligem ou cinzas de queimadas, se misturam com a água da chuva, escurecendo sua coloração.

De acordo com a meteorologista do Simepar, Lídia Luísa Mota de Pontes, o fenômeno é comum em áreas afetadas por grandes incêndios florestais ou onde há uma concentração elevada de partículas de carbono e outros poluentes suspensos na atmosfera.

O fenômeno foi registrado em cidades do Rio Grande do Sul na terça-feira (10). A mesma condição meteorológica do estado vizinho ocorre no Paraná, por isso, o Simepar afirma que existe a probabilidade de ocorrência do fenômeno nas regiões noroeste e oeste do estado, principalmente na noite de sexta-feira (13) e no sábado (14).

O contato prolongado com essas substâncias pode causar irritação nos olhos, nariz e garganta, além de agravar problemas respiratórios, como asma e bronquite. O fenômeno pode prejudicar também as plantações, pois a fuligem e outras partículas podem cobrir as folhas das plantas, bloqueando a luz solar necessária para a fotossíntese.

Além disso, o acúmulo dessas partículas no solo e em cursos d’água pode afetar a qualidade do solo e da água, impactando a fauna e flora locais. Episódios de chuva preta já foram registrados em várias partes do mundo e no Brasil. Em 2020, por exemplo, houve relatos desse fenômeno no Rio Grande do Sul e em São Paulo, devido às queimadas na Amazônia e no Pantanal.

No Paraná, a mistura de fumaça de queimadas e a chuva já provocou episódios semelhantes, embora mais raros. Com o aumento das queimadas e a intensificação do transporte de fumaça, há um risco crescente de que eventos como esses ocorram novamente.

*Com informações: bandnewsfmcuritiba

 

 

 

 

 

 

Mais Lidas